top of page

Microfone Rode NT2-A

Review por Fred Ribeiro.


A Rode Microphones é uma empresa australiana que se consolidou desenvolvendo microfones de alta qualidade, dentro de uma categoria de médio a baixo custo. Trazendo uma opção confiável e de ótima relação custo x benefício para o mercado de estúdios de projeto, estúdios de médio porte e broadcasting. O Rode NT2-A surgiu para substituir o modelo NT2, com um projeto completamente diferente.


O NT2-A é um microfone multipolar extremamente versátil. Em seu painel temos o seletor de polaridade, que pode ser configurado em cardióide, figura 8 e omnidirecional. Além de duas opções de filtro low-cut, em 80Hz ou 40Hz e também duas opções de atenuação, de -5dB ou -10dB. A qualidade da construção é muito boa! Com o corpo em metal e bom acabamento.


As especificações do NT2-A indicam resposta de frequência de 20Hz a 20KHz, impedância de saída em 200 Ohms, máximo SPL 147 dB e sensibilidade -36.0dB (reference 1 Volt/Pascal).


Mas vamos ao que interessa! Como ele se comporta em ação?!


Nas minhas experiências já usei o NT2-A para captar violão, amp de guitarra, percussão, ambiência de bateria e é claro voz! Tentando explicar na prática a sonoridade característica do mic, sinto que ele tem boa compressão natural e para meus ouvidos percebo uma presença moderada de frequência, por volta dos 3KHz e entre 100Hz e

200Hz.


Consegui resultados memoráveis gravando amp e gabinete de guitarra (dos mics que tenho é o meu preferido), ambiência de bateria captando o som da sala em mono (já usei em figura 8 e omnidirecional) e vozes potentes, com vocalistas de rock. O NT2-A segura bem a onda e o recurso de atenuação em -5dB funciona! Pois as vezes é necessário alguma redução de ganho, mas não tanta como em -10dB (que é o padrão na maioria dos microfones), ou como os de pads dos pré-amps de microfone, que em sua maioria atenuam em -20dB.


Veredito:

Excelente relação custo x benefício! O padrão multipolar é muito útil, assim como os recursos de atenuação! Aprovado e recomendado!


63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page