top of page

Como otimizar sua Guitarra

Atualizado: 6 de jul. de 2022

- Por Fred Ribeiro.


Hoje trago algumas dicas para otimizar seu instrumento!


Se você é como a maioria dos brasileiros, que precisa investir de forma inteligente, visando produtos com custo x benefício que atendam às necessidades, fica ligado nessas dicas!


Acredite! É possível transformar uma guitarra de entrada em um instrumento profissional!


O mais importante é a hora de escolher seu instrumento. Avaliar se as especificações estão de acordo com o uso que você pretende fazer. Por exemplo, observe se as configurações de madeiras do corpo, braço e escala favorecem o estilo de música que você mais toca. Pesquise as características de timbre que cada tipo de madeira vai proporcionar ao instrumento.


Exemplo, as madeiras mais utilizadas em corpo de guitarra pela Fender são o Alder e o Ash. Alder favorece um timbre mais médio-grave e o Ash soa mais médio-agudo. Timbres mais graves favorecem estilos como rock, enquanto os mais agudos são perfeitos para Pop, Funk e Soul.


A escolha das madeiras do braço e escala segue a mesma lógica. Pesquise quais os tipos de madeira o instrumento possui e avalie se irão favorecer o seu estilo.


Tão importante quanto as madeiras são as configurações de captadores! Os captadores single são mais indicados para música Pop e timbres limpos. Enquanto os humbuckers, ou duplos, são excelentes para Rock e Metal, usando efeitos de distorção.


Se você não pensou nisso na hora de comprar seu instrumento e está insatisfeito, calma que tem jeito!


1 - Mudança de captadores!


É possível fazer um upgrade nos captadores do seu instrumento. A simples substituição dos captadores baratos que vieram de fábrica por modelos custom shop faz uma grande diferença! Pesquise marcas e modelos nacionais e internacionais.

Se você comprou uma guitarra com três captadores single, mas precisa de mais punch, pesquise os humbuckers stacked. São captadores de bobina dupla projetados de forma a ocupar o mesmo espaço dos singles, o que facilita na hora da instalação. Pois não é preciso alterar o corpo do instrumento.


Também é possível encontrar os captadores single com cancelamento de ruído. São chamados de Noiseless. Uma tecnologia que mantém a sonoridade o mais próximo possível dos singles originais, porém sem o ruído dos 60Hz. O que possibilita o uso de timbres com overdrive sem aquele apito característico.


2 - Mudança de parte eletrônica!


Esse é um tipo de modificação que custa relativamente muito barato e faz uma grande diferença.

Os componentes eletrônicos são os potenciômetros, que regulam a saída de volume e tonalidade e a chave seletora, que faz a mudança e mistura dos captadores.


Podemos citar algumas marcas que produzem componentes premium. A CTS, muito utilizada pela Fender, a Gotoh Japonesa é de ótima qualidade e a Emersom Custom que tem um padrão de excelência.




Substituição da parte eletrônica.




3 - Mudança dos capacitores e Treble Bleed!


Esse é um capítulo à parte. Vou dar uma pincelada no assunto!


Os capacitores sevem para fazer a filtragem de frequência da saída do sinal. Para resumir, de acordo com o tipo e valor de capacitância, conseguimos timbres diferentes. Favorecendo determinado estilo.

Geralmente utiliza-se capacitores de .47 para captadores single e .22 para os humbuckes. Os tipos mais comuns são os Orange Drop e Paper in Oil.


O Treble Bleed nada mais é do que a instalação de um resistor, com um capacitor, no potenciômetro de volume. Com o objetivo evitar ou minimizar a perda de frequência aguda na hora de reduzir o volume do instrumento. Com isso podemos fazer a dinâmica de volume usando o potenciômetro e manter o timbre intacto.





Capacitor Sprague .47 e Treble Bleed Fender.


















4 - Blindagem magnética!


A blindagem magnética serve para minimizar o ruído provocado por interferências eletromagnéticas. Pode ser feita de diversas formas. O mais comum é utilizar tinta condutiva ou fita de cobre nas cavidades internas do instrumento.

Particularmente tenho preferência pela blindagem com fita de cobre.




Blindagem com fita de cobre.













Espero ter ajudado! Pesquise mais sobre o assunto. Qualquer dúvida ou sugestão deixe um comentário ou entre em contato!


Um grande abraço!


Minhas redes:





65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page